Unidades do InSaúde desenvolve Campanha da Higienização das Mãos

No último dia 05 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, essa data é muito significativa não somente historicamente como nos dias de hoje.

A Enfermeira da SCIH (UPA Central de Santos) – Lilian Morais, traz um marcador histórico que desde 1846 o médico húngaro, Ignaz Semmelweis, identificou que o alto índice das mortes puerperais estava relacionado a lavagem das mãos dos estudantes de medicina. Já na atualidade vivenciamos na prática a importância da lavagem das mãos para o controle de transmissão do Covid-19, como destaca o Enfermeiro da SCIH (UPA Galba Noves de Castro) – Caio Cesar, dizendo que a técnica de lavagem das mãos foi comprovadamente uma das mais importantes para o combate da disseminação da pandemia do C-19.

Reforçamos que o ato de lavar as mãos é simples e exige pouco investimento e está muito relacionamento com o comprometimento dos profissionais da saúde e a Enfermeira da SCIH (UPA Central de Caxias) Joara Gonçalves, complementa dizendo que “o ato de lavar as mãos frequentemente, é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde”.

Importante destacar, que essa atitude de lavar as mãos beneficia a todos; pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde e seus familiares, pois quando deixamos de lado essa prática levamos para as nossas casas infecções e bactérias resistentes expondo nossos familiares, isso porque a lavagem das mãos não é somente uma técnica no trabalho é uma prática para a vida.

Dessa forma, podemos observar que esse é um assunto tão importante e de grande destaque para os serviços de saúde que em 2006 a Organização Mundial de Saúde – OMS juntamente com a Joint Commission International – JCI, destacou 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, sendo a Lavagem das Mãos a 5ª meta.

No InSaúde Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão, incentivamos a desenvolver atividades para dar destaque ao dia 05 de maio, trazendo os profissionais para uma reflexão com relação aos cinco momentos da lavagem das mãos, de forma lúdica e educativa como complementa a Lilian Morais e Caio Cesar que juntos reforçam ainda que “a lavagem das mãos é uma técnica simples que salva vidas”.