DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. Por essa razão o consumo abusivo de álcool é uma questão de saúde pública. Parte dos acidentes de trânsito, comportamentos antissociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos e problemas no trabalho são provenientes do uso nocivo de álcool.

Além disso, o consumo excessivo de álcool acarreta em inúmeras complicações na saúde humana, levando a complicações em órgãos vitais como coração e fígado, por exemplo.

O dia 18 de Fevereiro foi escolhido para ser o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. O InSaúde - Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde, apoia o combate ao alcoolismo, afinal, ele faz mal a saúde a sociedade. 

Se você tem algum parente ou amigo que abusa no consumo do álcool, fique atento aos sintomas do alcoolismo:

• Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber;

• Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado;

• Sintomas de abstinência física, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber;

• Tolerância: necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância.

Caso a pessoa apresente algum destes sintomas, procure ajuda. O alcoolismo tem tratamento e a cura depende de inúmeros fatores. O principal deles é o diagnóstico rápido e a aceitação.