Administrado pelo InSaúde, Hospital Regional de Santana do Ipanema obtém alto desempenho.

Do total de atendimento, 7.500 foram considerados casos de urgência e emergência e os outros 1.400 casos foram ambulatoriais (consultas e exames) para a população da região.


O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), localizado em Santana do Ipanema, principal referência no atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Sertão de Alagoas, prestou atendimento para 8.900 pessoas no mês de maio de 2017. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (INSAÚDE), que administra a unidade hospitalar, e compreende de 1 a 31 de maio.

Segundo dados do INSAÚDE, do total de atendimentos registrados em maio, 7.500 foram considerados como urgência e emergência e 1.400 foram ambulatoriais, que são consultas e exames.  O INSAÚDE enfatizou que é preciso consolidar a unidade de saúde como hospital de urgência e emergência, e sobretudo, explicou que 70% das situações as pessoas procuraram o HRCRM mesmo em casos de atenção básica que poderiam ser atendidos em um dos Programas Saúde da Familia (PSFs) espalhados pelos 21 municípios que usam os serviços do Hospital de Santana.


Se o HRCRM atendesse às demandas de urgências e emergências, isso proporcionaria a otimização de recursos, uma melhor qualidade de atendimento e não teria uma grande demanda.

Comparado a dezembro de 2016, o HRCRM atendeu, em maio de 2017, 5.855 pessoas a mais. Enquanto que em dezembro de 2016 foram 3.045 atendimentos, em maio deste ano os números mais que dobraram e chegaram a 8.900 atendimentos, o que representa um aumento em 292%.

Via Assessoria